Sejam bem vindos empresários e empresárias a mais um artigo do nosso Blog! Falaremos aqui a respeito da definição, necessidade e das demais vantagens da gestão de tráfego para seu negócio, seja ele físico ou online.
Começaremos com alguns questionamentos simples: Quais são as ações de marketing que sua empresa faz atualmente? Seja um produto ou um serviço que você tenha a oferecer para o seu cliente, como você faz para que ele saiba da existência desta solução? E por fim, dentre estas ações de marketing que você realiza na sua empresa, você acompanha os resultados fornecidos por cada uma delas, como o retorno do investimento que elas geram por exemplo?
O que é gestão de tráfego?
Para esclarecer de uma maneira mais simples, é interessante inicialmente trazermos a definição de o que é “tráfego” no universo do marketing digital. Tráfego, nada mais é do que levar um público ou uma audiência de pessoas de um ponto A para um ponto B, seja de maneira on-line ou física, por exemplo: através do clique em um anuncio que fora exibido no facebook (ponto A), o usuário é levado para um site, blog ou pagina de vendas (Ponto B). Isso é tráfego, e gestão de tráfego nada mais é do que o dono do negócio ou um profissional de marketing digital capacitado gerir todo este processo (criar estratégias, aprimorá-las, acompanhar resultados de campanhas, etc.).
Quais são os tipos de tráfego?
Tráfego Orgânico
Resumidamente, tráfego orgânico (online) é toda audiência ou quantidade de usuários que visitam seu site, blog, redes sociais de maneira espontânea, sem que você tenha que investir recursos pagos para isso acontecer. Por exemplo: Uma chamada no stories do instagram de uma loja de roupas, convidando o cliente a clicar no link para visitar o site e conferir as peças novas que chegaram, é uma estratégia de geração de tráfego orgânico.
Este tipo de tráfego, ao contrário do tráfego pago que falaremos a seguir, normalmente demora um pouco mais para trazer resultados a curto prazo, porém é de suma importância pois ajuda o empreendedor em vários aspectos, tais como:
- Aumentar sua autoridade através da criação de conteúdo original – no que diz respeito aos benefícios do seu produto ou serviço que você oferece para seus clientes;
- Se destacar entre a concorrência – Se o seu negócio aparece com mais frequência, logicamente ele está mais presente na vida de possíveis clientes;
- Gerar escalabilidade e economia – Diferentemente do tráfego pago que é rápido porem mais oneroso, o tráfego orgânico ocorre de maneira contraria, barateando cada vez mais o processo e tornando mais escalável a longo prazo.
- Tornar seu negócio mais relevante – É mais provável que os mecanismos de busca do Google exibam seu negócio em primeiro lugar se o conteúdo for genuíno e esteja atrelado a outras estratégias de SEO.
Fontes de geração de tráfego orgânico
Facebook / Instagram
Com propósitos semelhantes, as plataformas de redes sociais permitem que o usuário crie grupos de nichos específicos fomentando sua autoridade ao ofertar suas soluções, serviços ou produtos e informações. Com a compra do instagram pelo Facebook (em 2012 por cerca de 1 bilhão de dólares) ficou muito fácil a comunicação das plataformas, o que possibilita que a geração de conteúdo seja compartilhada instantaneamente de uma para a outra.
A plataforma digital vem crescendo e se destacando muito recentemente, com o foco voltado mais para o cenário empresarial, o linkedin não deixa de ser uma ótima opção para geração de tráfego orgânico pois muitos players compartilham centenas de cases, resultados, notícias e várias outros tipos de conteúdo e informações relevantes.
YouTube
Sem dúvidas o Youtube é um dos melhores meios de comunicação de mídia digital e geração de conteúdo, sem falar que (seguindo as diretrizes impostas pela plataforma) você ainda pode monetizar seu canal e gerar uma fonte de renda extra.
Blog
Os blogs são pioneiros da geração de tráfego orgânico, até hoje são excelentes fontes de informações e link Building, permitindo que você leve seu público para outros canais e plataformas.
TikTok
Um dos mais recentes Apps de geração de mídia que vem ganhando muito destaque, possui o público bem segmentado e também assim como no WhatsApp, é possível compartilhar vídeos curtos que podem se tornar virais em pouco tempo. Já foi anunciado que assim como o youtube e instagram, o TikTok além de ser uma opção interessante de geração de tráfego orgânico, poderá monetizar seus usuários.
Tráfego Pago
Como o próprio nome já diz, tráfego pago se refere a toda audiência que foi ou será conquistada por meio de mídias (fotos, vídeos, propagandas de produtos/serviços) que alguém ou alguma empresa pagou para aparecer ao seu público alvo, muita das vezes, em formato de anúncios. Alguns dos principais propósitos de se utilizar o tráfego pago são: aparecer estrategicamente online, vender um produto ou serviço, despertar um desejo em possíveis clientes, crescer audiência de canais, sites e blogs afim de se tornar uma autoridade com um público cada vez maior.
Na prática, boa parte do tráfego pago é realizado através de plataformas do próprio Facebook (gerenciador de anúncios ou Facebook Ads), Google (Google Ads ou Adwords), dentre outras plataformas que também exibem anúncios em outras páginas como youtube, linkedin, etc. O processo de exibição de anúncios pagos nestas plataformas é um pouco complexo, por isso é recomendável que um profissional de marketing digital realize as configurações adequadas para a criação das chamadas campanhas, pois envolvem vários fatores estratégicos, tais como: Segmentação de Público alvo, definição de Horários e Locais específicos de exibição, criação do conteúdo (criativos), rastreamento de ações de usuários através da instalação de Pixel, configurações de Sites e Landing Pages, técnicas de copywriting, restrições das próprias plataformas, acompanhamento de resultados e muito mais.
De fato, pode parecer apenas uma questão de configuração de botões e elaboração de estratégias de marketing, mas não é uma tarefa tão simples quanto parece na prática. Mesmo com vários tutoriais gratuitos a disposição e até mesmo suporte técnico do próprio Google e Facebook, muitas campanhas e contas de anúncios acabam sendo bloqueadas por falta de expertise e prática de usuários que resolvem começar sem levar em consideração detalhes importantes destas ferramentas.
Além destes fatores iniciais, outro ponto importante é que quem utiliza este tipo de serviço, deve estar ciente que o custo para que os resultados sejam gerados em pouco tempo é alto e depende muito do objetivo ou tipo de conversão, exemplo: vendas, reconhecimento de marca, alcance de público, mensagem, engajamento, dentre outros.
Porém, apesar do elevado custo e complexidade, este recurso ainda sim oferece muitas vantagens para um negócio (seja físico ou online) que tenha como objetivo de levar sua solução até seus clientes. Confira alguns benefícios do tráfego pago:
- Concretização de objetivos em menor tempo – Através do tráfego pago, você aumenta o alcance de pessoas para levar sua solução e consequentemente atinge um maior volume, aumentando a probabilidade de conversão.
- Otimização de ranking no Google – Um dos critérios que o Google usa para avaliar a reputação online do seu negócio é quanto tempo o usuário gasta navegando no seu site, logo através do tráfego pago o volume de visitantes aumenta e (se o site apresentar uma boa estrutura, velocidade, interatividade, propósito bem definido, dentre outros quesitos importantes) seu usuário provavelmente passará mais tempo nele.
- Segmentação de público alvo eficiente – No caso de um negócio físico, é possível definir por meio do tráfego pago (utilizando plataformas como Facebook Ads) quais bairros, cidades, estados apresentam um público com maior probabilidade de conversão para seu objetivo. Além de segmentar aonde quer aparecer, você também pode facilmente definir aonde não quer aparecer e economizar seus recursos.
- Maior engajamento de público alvo – Se tratando de Apps de redes sociais como Facebook e Instagram por exemplo, como dito anteriormente quanto mais você investe em alcance, mais volume de prováveis usuários e seguidores segmentados você traz para seu negócio, aumentando assim a interação com seu público alvo e se tornando uma autoridade no seu assunto.
- Geração de Leads qualificados – Caso seu negócio seja uma plataforma de vendas on-line, o tráfego pago otimiza a geração de leads qualificados e aumenta proporcionalmente as taxas de conversão de vendas de seus serviços, produtos físicos ou digitais.
Existem outros tipos de tráfego que, apesar de não serem tão fomentados quanto o pago e o orgânico, não deixam de ser importantes pilares para você atingir seus objetivos no seu negócio. São eles:
Tráfego social
Como o próprio nome sugere, o tráfego social remete aos usuários que são levados das páginas de redes sociais para um site, blog ou pagina de vendas de um negócio on-line. Muitos empresários e empresárias utilizam a estratégias que envolve a contratação de digital influencers para mostrar seus produtos e serviços e convidá-los a visitar seu e-commerce ou loja física.
Tráfego direto
Nada mais é do que o inserir diretamente o endereço eletrônico (URL) na barra do navegador, sem que haja a necessidade de realizar uma busca ou ter um conhecimento prévio da mesma.
Tráfego de referência
Esta estratégia é muito utilizada em blog e páginas institucionais, o usuário acaba visitando o seu site devido a um link ou uma menção colocada em uma outra página que partilha de interesses em comum.
Conclusão
Independente se você estiver entrando agora com seu negócio físico ou online, no vasto universo do marketing digital, é essencial que você gere tráfego para o crescimento de sua empresa. Qual tipo de tráfego você deve usar então? Os dois. Isso mesmo, na medida do possível é claro. Comece traçando um planejamento, definindo metas de visitas em determinados períodos de tempo, analise seus recursos e comece a escalonar cada vez mais o tráfego orgânico. Em seguida, comece a desenvolver e aplicar também estratégias de tráfego pago e sempre mensure os resultados em intervalos de tempo previamente definidos.
Como saber o volume do seu tráfego e suas demais segmentações? Existem várias plataformas hoje gratuitas que você pode utilizar para fazer isso, a que mais recomendamos é o Google Analytics, pois traz de maneira completa e segmentada todos os tipos tráfegos que foram gerados em seu site, blog, paginas de vendas, etc. Traremos um artigo específico ensinando tudo que precisa saber a respeito desta incrível ferramenta mais pra frente. Até lá, continue conosco!
Para qualquer dúvida que você tiver durante este processo entre em contato conosco! Ficaremos muito felizes em ajudar você e seu negócio!